Lei Que Troca Multas Por Advertências Depende Agora De Riedel | Itaquiraí News

Segunda, 12 de Maio de 2025

Lei que troca multas por advertências depende agora de Riedel

Proposta aprovada pela Alems pode entrar em vigor se sancionada pelo governador

19/04/2025 às 14:00
Por: Redação

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que substitui multas por infrações leves ou médias por advertências escritas. A proposta, de autoria do presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro (PSDB), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB), segue agora para avaliação do governador Eduardo Riedel, que decidirá pela sanção ou veto.

Com a medida, condutores que cometerem infrações leves ou médias não precisarão pagar valores que variam de 88,38 a 130,16 reais. Além disso, não serão acrescentados pontos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nos casos de notificação.

Gerson Claro destacou que a conversão de multas em advertências já está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) desde 2021.

“Com essa lei, o sistema passa a identificar automaticamente se o condutor não foi multado nos últimos 12 meses e converte a penalidade em advertência. Isso evita acúmulo de multas, perda de pontos na CNH e, principalmente, contribui para um trânsito mais educativo e consciente", explicou o parlamentar.

 

Aplicação automática

A proposta garante que o benefício seja aplicado automaticamente em todas as esferas de fiscalização, incluindo municípios com trânsito municipalizado e rodovias estaduais administradas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Se sancionada, a nova regra será integrada à Lei Estadual 4.282/2012, que regulamenta os serviços do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

 

Dados estaduais

Segundo o Detran/MS, apenas em 2024 foram registradas 802.404 infrações no estado. Desse total, 253.718 (31,61%) foram classificadas como médias, enquanto 14.459 foram leves. Entre as infrações médias estão estacionar sobre faixas de pedestres, dirigir na contramão, ficar sem combustível e ultrapassar pela direita.